Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Histórico

Fundado em 1º de janeiro de 1955, o Hospital São José oferece atendimento especializado aos seus usuários, com agilidade, eficiência e conforto.

Conta com um corpo médico especializado, atendendo as clínicas Geral, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Cardiológica, entre outras. 

Integrado ao Hospital estão o Centro Clínico São José, centro multiprofissional com diversas especialidades médicas e o Centro de Diagnóstico por Imagem São José que oferece os serviços de raio-x, mamografia, ecografia e em breve tomografia.

O Hospital ainda dispõe de Plantão Médico 24 horas para Urgência e Emergência.

História

O Hospital São José foi criado pelo farmacêutico Vicente Palombini, também proprietário da primeira farmácia de Antônio Prado. Em 1º de março de 1934, atendendo a insistentes pedidos, as superioras da Congregação de São José enviaram ao município as irmãs Maria Julia Colla e Anselmina Bertotto, para assumirem a direção do Hospital. Inicia neste momento a ligação das irmãs ao São José onde, por muitos anos, exerceram a função de enfermeiras, religiosas e administradoras.

Conforme depoimento, as irmãs encontraram em Antônio Prado uma situação bastante delicada. Uma série de dificuldades tiveram de ser contornadas, a fim de que os doentes que baixavam no Hospital, apesar do desconforto material, encontrassem o máximo carinho e a maior dedicação. As irmãs relatam em documento que aos poucos o ambiente do Hospital foi se transformando.

Em 1955, o Padre Antônio Galiotto, então pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, promoveu uma ampla campanha no sentido de transformar o Hospital São José num patrimônio da comunidade. O objetivo era possibilitar uma assistência hospitalar de qualidade, a preços que a comunidade pudesse pagar. Com a ajuda financeira da Paróquia e da população, o Hospital São José foi adquirido pela Mitra Diocesana de Caxias do Sul. 

A Sociedade Hospitalar São José mantém-se de propriedade da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, a exemplo de outros hospitais filantrópicos da região como o de Flores da Cunha, o de São Marcos e o Nossa Senhora da Pompéia, de Caxias do Sul. Atualmente é dirigido por um Conselho de Administração, renovado de dois em dois anos, formado por representantes da comunidade.

COMPARTILHAR:
cantoHOSPITAL SÃO JOSÉ ANTIGO 1fachada hospital
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde