O Hospital São José conta em sua equipe com as farmacêuticas Aline Posso e Danusa Conte, que realizam o trabalho de farmácia clínica, voltada ao uso racional de medicamentos.
As farmacêuticas fazem a análise da prescrição médica e após visitam os pacientes internados, realizando a anamnese farmacêutica, que nada mais é do que uma entrevista. Nessa entrevista as farmacêuticas fazem uso da ficha Farmacoterapêutica e Reconciliação Medicamentosa, com o objetivo de conhecer o histórico do paciente, relatar possíveis alergias, reações adversas e também para obter conhecimento acerca dos medicamentos que o paciente faz uso em casa e verificar possíveis interações medicamento-medicamento e medicamento-alimento.
Durante a visita, também são entregues folders informativos sobre as comorbidades de cada paciente.
Essas ações buscam contribuir de modo efetivo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a morbilidade e a mortalidade associada aos medicamentos.
Pensando no bem-estar da população idosa, a farmacêutica Aline Posso, juntamente com a estagiária do curso de farmácia da Universidade de Caxias do Sul, Juliana Detófano Corrêa, criaram uma caixa organizadora de medicamentos destinado a pacientes idosos para auxiliá-los a utilizar os medicamentos corretamente, segundo a prescrição médica. A caixa foi desenvolvida reutilizando embalagens vazias de leite. Elas contam com figuras ilustrativas para facilitar o entendimento e assim, reduzindo os erros de horário e facilitando o controle dos medicamentos.