Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Notícias

04-08-2021
Semana Mundial de Aleitamento materno destaca a responsabilidade compartilhada

De 1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O tema deste ano é “Proteger o Aleitamento Materno: Uma Responsabilidade Compartilhada”. 

Em relatório publicado este ano, a Organização Mundial da Saúde estima que nas últimas quatro décadas houve um aumento de 50% no aleitamento materno exclusivo.

As vantagens do aleitamento vão desde a nutrição, a saúde e o bem-estar de uma criança ao longo da vida. O ato ajuda a reduzir alergias, eczema e asma, além de cânceres infantis, incluindo leucemia e linfomas.  

Nos primeiros seis meses, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, pois o leite materno é completo e tem tudo de que o bebê precisa, inclusive a água. O leite materno nunca é fraco, é o melhor alimento e é sempre adequado ao desenvolvimento do bebê. 

Nos primeiros dias, a produção do leite pode parecer pouca, mas é suficiente para atender às necessidades do recém-nascido. Esse leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e muitos anticorpos que ajudam a proteger a criança contra infecções.

Quanto mais tempo a criança mamar, maiores os benefícios. Por isso, recomenda-se que o bebê mame até os dois anos ou mais.  As crianças amamentadas têm menos infecções, diarreias, doenças respiratórias, otites e menos chance de ter, no futuro, doenças como obesidade e diabetes.

Além de tudo isso, sugar o peito também é um excelente exercício para os músculos da face da criança, pois favorece o posicionamento dos dentes, o desenvolvimento da fala e da mastigação e a respiração.

Amamentar também traz benefícios para as mamães, pois diminui o risco de desenvolver câncer de mama, câncer de útero, de ovário, diabetes e pressão alta.

Confira a seguir algumas dicas de como ajudar a tornar a amamentação melhor e mais prazerosa para a mãe:

  • Amamente em horários, sempre que a criança solicitar o peito (livre demanda);
  • Deixe a criança mamar até que fique satisfeita. É importante que ela esvazie um peito antes de passar para o outro;
  • Respeite o ritmo de mamar do bebê. Cada bebê tem o seu próprio ritmo.
  • Tome alguns cuidados para não machucar o peito na hora de colocar o bebê para mamar. Amamentar não dói. Ao primeiro sinal de dor, deve-se buscar a ajuda de um profissional de saúde.

E algumas ações pode prejudicar a amamentação:

  • Dar outros leites para “complementar” o leite materno. Isso faz com que a mãe produza menos leite, além de expor a criança a maior risco de adquirir doenças.
  • Oferecer qualquer líquido por mamadeira. A criança pode se confundir, pois os jeitos de sugar o peito e a mamadeira são diferentes.
  • Fumar, consumir bebidas alcoólicas e usar remédios por conta própria.
COMPARTILHAR:
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde