Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Notícias

24-09-2021
Outubro Rosa incentiva conscientização sobre Câncer de Mama

O movimento Outubro Rosa foi criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama e incentivar a realização dos exames preventivos para que a doença seja detectada o mais precocemente possível. Como a doença avança com o tempo, é essencial que ela seja diagnosticada o mais rápido possível, o que garantirá mais chances de cura.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem mais rápido que outros.

O diagnóstico precoce, obtido por meio de exames de rotina, é a melhor chance de detectar a doença no início com possibilidades mais assertivas de cura. A mamografia, recomendada a partir dos 40 anos para mulheres que não tenham histórico familiar da doença, é o melhor exame para detectar o tumor no estágio inicial.

O câncer de mama não possui sintomas no estágio inicial, por isso o autoexame mensal e a mamografia anual são duas ações essenciais!

Na manhã do dia 21 de setembro o CDI São José recebeu o novo equipamento de mamografia. O mamógrafo digital da marca Siemens conta a tecnologia mais moderna existente na realização do exame de mama. 

O novo equipamento oferece uma alta qualidade da imagem do exame, permitindo que as estruturas menores sejam visualizadas e consequentemente, ajudando nos diagnósticos com maior precocidade.

O novo mamógrafo permite o médico radiologia manipule as imagens do exame em qualquer dimensão, impedindo que se tenha superposições de estruturas e dando plena visibilidade do interior da mama e suas características. Isso contribuiu para diagnósticos mais assertivos e que, se necessário, o tratamento inicie precocemente.

A aquisição do Mamógrafo Digital foi possível através do Programa Nacional de Apoio à atenção Oncológica – PRONON.

Atualmente o CDI São José realiza em torno de 150 mamografias por mês, e com a proximidade do Outubro Rosa a expectativa é de que este número aumente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no mundo.

Hoje em dia, com o avanço da medicina e com a facilidade de acesso à informação, a mulher consegue cuidar melhor e de forma mais eficaz de sua saúde. São inúmeras as medidas preventivas e exames que podem ser feitos, o que ajuda na prevenção de muitas doenças.

Quando a mulher tem o autocuidado, as consequências positivas são para a vida toda!

Procure seu médico e agende seu exame de mamografia no CDI São José pelo telefone (54)3293-4555.

COMPARTILHAR:
Voltar Página
Rua Dr. Osvaldo Hampe, 258 - Centro - CEP 95250-000 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul
Desenvolvido por Webde