O Centro de Diagnóstico por Imagem São José oferece desde julho de 2021 o exame de Ecocardiograma Fetal. Este é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno. Por meio de registros dos músculos e válvulas cardíacas, o teste mostra o tamanho e o desenvolvimento do coração do bebê.
O ecocardiograma fetal é um exame simples e que não necessita de preparo, sendo normalmente indicado a partir da 18ª semana de gestação. Preferencialmente este exame deverá ser realizado na 26ª e 28ª semana. No entanto, caso seja uma gravidez de risco ou a mulher tenha histórico na família de cardiopatias congênitas, o exame pode ser indicado na 14ª semana de gravidez.
Este exame serve para avaliar o formato do coração do bebê, assim como o seu funcionamento. Dessa forma, é possível verificar se existe alguma alteração que seja indicativa de doença cardíaca e que necessite de intervenção durante a gestação ou após o parto.
É realizado também o exame de Ultrassonografia Obstétrica Morfológica que engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos para gestantes antes do nascimento do bebê, é recomendado o exame no 1º e 2º trimestre, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento do bebê, prevenindo e detectando possíveis doenças. Juntamente pode ser realizado o exame de cálculo de risco para pré-eclâmpsia e trissomias.
O exame de cálculo de risco para pré-eclâmpsia é muito importante para poder avaliar o fluxo de sangue para o útero e determinar se há riscos maiores para desenvolver pré-eclâmpsia na gestação. O exame de cálculo de risco para trissomias são alterações que na maioria das vezes ocorrem de forma espontânea durante a formação do embrião. Através deste exame podem ser detectadas alterações durante a gravidez a partir da 11ª semana de gestação.
Os procedimentos não oferecem risco nem para a gestante e nem para a criança. A realização dos exames na fase pré-natal é essencial.
O médico responsável pela realização deste exame é o Dr. Rafael Franco Moreira que é pós-graduado em Ecografia Fetal pela CETRUS. Além de atuar no CDI São José, o Dr. Rafael também atua no CDI do Hospital Beneficente São João Bosco de São Marcos.
A conclusão da pós-graduação, também em 2021, habilitou o médico a realizar a avaliação do coração do bebê de forma detalhada, diagnosticando problemas cardíacos e arritmias.