Os procedimentos disponibilizados e realizados no Hospital São José aos pacientes usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, são custeados de forma tripartite pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde, sem cobrança desses serviços aos pacientes, familiares ou responsáveis. Já os pacientes de Planos de Saúde, que realizam procedimentos e internações no Hospital São José tem seus gastos cobertos e custeados por seu respectivo Plano de Saúde, com exceção das coparticipações e diferenças que são cobradas no final do atendimento na tesouraria ou recepção do Hospital, pessoalmente. Por esse motivo, pacientes, familiares e responsáveis devem estar atentos para golpes, com pedidos de pagamentos de exames, cirurgias, consultas, entre outros
A investida de golpistas sobre pacientes e seus familiares é uma prática antiga e reincidente, em determinados momentos, e isso é cíclico, sempre aparece um grupo de estelionatários que se organizam para atuar no momento de fragilidade da família que tem um paciente internado, por isso pedimos para ficarem atentos. O alerta é que as principais vítimas nesse tipo de crime são parentes e amigos dos pacientes internados. As pessoas mal-intencionadas tentam aplicar golpes financeiros, com pedido de pagamento de exames, medicamentos e outros procedimentos.
O que fazer?
Caso você receba uma ligação suspeita, principalmente com pedidos de valores (via transferência bancária, Pix, cheque, em dinheiro ou qualquer outra solicitação), se dirija imediatamente ao Posto de Enfermagem, Setor de Internação ou Recepção do Hospital e peço informações e esclarecimentos, em seguida vá à Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e acima de tudo não faça nenhum pagamento. Importante informar a pessoa que recebeu a ligação, qual o número de telefone que o estelionatário usou para tentar aplicar o golpe e possíveis dados para transferência de valores. Caso você tenha sido abordado por aplicativos de mensagens, como WhatsApp, não esqueça de printar as conversas. Também como forma de prevenção aos golpes para os pacientes internados, a direção do Hospital São José optou por RESTRINGIR ligações diretas para os quartos dos pacientes, desta forma todas as ligações passam pela recepção e pede a compreensão de familiares e amigos.