Entre os dias 23 e 27 de setembro de 2024, o Hospital São José promoveu a Semana SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), voltada para o bem-estar e a saúde de seus colaboradores. O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ofereceu uma programação diversificada com palestras e atividades que abordaram temas de grande relevância para o ambiente de trabalho e a saúde mental e física dos trabalhadores.
A abertura, no dia 23.09, contou com a participação da nutricionista Raquel Andretta, que repassou orientações sobre a alimentação adequada para quem trabalha no turno da noite, destacando a importância de manter uma nutrição balanceada, mesmo em horários atípicos.
Na terça-feira, 24.09, houve palestra com engenheira ambiental Joanna Pessin, que falou sobre a gestão de resíduos sólidos, tema fundamental para a sustentabilidade e boas práticas ambientais dentro do hospital. Na parte da tarde, a fisioterapeuta Stefanie Ciotta abordou a saúde pélvica e a importância da fisioterapia para a qualidade de vida dos colaboradores.
A quarta-feira, 25.09, o psicólogo do Hospital São José, Cristian Mondadori debateu com os colaboradores sobre ansiedade e depressão, questões cada vez mais recorrentes no ambiente de trabalho e que afetam diretamente a produtividade e o bem-estar dos profissionais.
Na quinta-feira (26), a médica ginecologista e obstetra Dra. Elize Rolim de Moura retomou o assunto sobre o estresse e a qualidade de vida dos trabalhadores da saúde, pela manhã, e a tarde, o técnico de segurança do trabalho Claudiomiro da Silva, falou sobre acidentes de trabalho e medidas preventivas.
Encerrando a Semana SIPAT, na sexta-feira, 27.09, a psicóloga Camila Fochesatto deu continuidade à campanha de conscientização sobre a saúde mental, com uma palestra focada no Setembro Amarelo, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
Com esta programação, o Hospital São José buscou a promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho, sempre proporcionando condições que valorizem a vida e o bem-estar de todos os profissionais que atuam na unidade de atendimento a saúde.