Neste dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos, promovemos uma campanha para conscientizar os profissionais de saúde e pacientes sobre a importância da higienização das mãos.
O hábito de LAVAR AS MÃOS previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos
Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.
A Lavagem de Mãos é uma medida SIMPLES, ECONÓMICA E EFICAZ na prevenção de doenças e infecções e um importante para a Saúde Individual e Comunitária.