Durante o 24º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília, os mais de 700 participantes, deliberaram em Assembleia que o próximo dia 25 de setembro será o DIA NACIONAL DE LUTO PELA CRISE DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, representando um protesto de alerta ao gestor federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições. O subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente não tem perspectiva de solução próxima.
Este é mais um momento em que as 2.100 instituições sem fins lucrativos têm para mostrar sua importância, inserindo-se neste Movimento Nacional em prol da sustentabilidade dos hospitais filantrópicos, e mostrar força e unidade na defesa do SUS.
À nível nacional, algumas das atividades planejadas são, restringir os atendimentos eletivos durante o dia 25 de setembro, elaboração de faixas e cartazes com tarja preta, incentivar os funcionários a utilizar uma fita ou tarja preta, entre outros.
O Hospital São José apoia este importante movimento que visa sensibilizar o governo federal pela grave caótica situação de subfinanciamento dos hospitais filantrópicos, responsáveis por mais de 60% dos atendimentos SUS no país. Porém, em consideração às necessidades da nossa comunidade, não iremos aderir às atividades de paralisação propostas pelo movimento.